Priscila Pitt – Massagem terapêutica corretiva.
Este mês vamos começar a falar sobre esta técnica de massagem desenvolvida por mim, como uma forma de transmutar o emocional, trabalhar a postura e aliviar as dores. Quem já ouviu falar que nosso corpo nos diz tudo sobre nosso emocional? Que nossas dores não vêm só da má postura e falta de exercício, mas também dos nossos desequilíbrios emocionais? Isto é mesmo uma verdade!
Contraturas musculares = Dor
A contratura muscular acontece no momento em que o músculo faz a contração exagerada ou de maneira incorreta e não retorna ao seu estado normal de relaxamento.
Sintomas
Os principais sintomas de contratura muscular são:
• Dor e desconforto no local da contratura;
• Aparecimento de uma pequena bolinha ou caroço na região;
• Formigamento no local;
• Diminuição da força;
• Dificuldade para movimentar o local afetado.
Os sintomas de contratura muscular podem ser mais ou menos intensos e podem variar de acordo com o local onde acontece.
Causas principais
Sobrecarga em um músculo específico:
Quando um músculo é submetido a um grande esforço físico por um longo tempo, como ocorre nos esportes.
Devido a desequilíbrios musculares ou más posturas:
Onde um músculo deve compensar outro como resultado de lesão; ou como um mecanismo de defesa para protegê-lo contra sobrecarga, como ocorre quando há torcicolo.
Estilo de vida sedentário:
Os músculos permanecem muito longos em uma única postura e, antes de qualquer esforço, são mais suscetíveis a ter uma contratura em pessoas sedentárias.
Dieta e hidratação inadequadas:
Se você comer uma dieta pouco saudável, seu corpo acumula mais toxinas do que pode expelir. Assim, os metabólitos se originam, moléculas criadas pelo seu corpo que se acumulam nos músculos, causando fadiga e causando contratura.
Estresse:
Se seu estado emocional é frequentemente alterado, seu corpo fica mais suscetível a contraturas, pois a tensão nos músculos é maior.
Desordens emocionais podem ocasionar inflamações nas articulações, músculos e ossos, tal como rigidez articular, dores ósseas, contraturas e deformidades posturais.
Além disso, por causa do estresse, a pessoa pode sentir grandes tensões musculares, e dores nas costas. Isso se deve pela liberação de hormônios, como o cortisol, que aumenta a percepção da dor.
Durante esse processo ocorre uma redução da circulação sanguínea, fazendo com que chegue menos oxigênio e nutrientes aos tecidos. O que resulta na dor e, até mesmo em sensação de fadiga.
Exemplo : ATM (Articulação Temporomandibular), responsável por abrir e fechar a boca, pode ser prejudicada. Isso acontece porque, quando estamos estressados, ou com raiva, temos o hábito de pressionar e cerrar os dentes.
Conseguem perceber agora como nosso corpo todo está interligado? Mental – Emocional – Físico! Nunca existirá um bom e duradouro resultado de tratamento, se não tratarmos esta pessoa de forma integral!
Na massagem terapêutica corretiva, é isto que é feito. O uso de um conjunto de técnicas e manobras que trabalham a postura, contraturas musculares e liberação emocional.
Ao longo deste mês vamos falar mais sobre a técnica, aguardem!
REDES SOCIAIS :