É bem normal errar, desanimar, desesperar, quando se trata que empreender em um mercado que para muitos ainda é inovador.  O marketing digital, traduzindo para nosso bom português, é mercado em movimento por via online que já deixou de ser novidade para se tornar o meio essencial para expansão de qualquer negócio, seja físico ou de serviços.

Marketing digital não é ser afiliado, não é cuidar de redes sociais, mas é começar, negociar ou fechar negócios de forma on-line. Se você tem um pé de goiaba na sua casa e decide vender suas goiabas falando no grupo de WhatsApp do seu bairro e dessa forma elas foram comercializadas, isso é o marketing digital em ação. Marketing digital acontece quando produtos ou serviços são vistos, conhecidos, desejados, negociados ou vendidos de forma on-line, seja por sites, landing pages, WhatsApp, Instagram, Facebook, Youtube, Pinterest, entre outros.

Hoje existem muitas pessoas que comercializam seus serviços ou produtos usando as redes sociais e não tem noção que estão desenvolvendo marketing digital.

Marketing digital é apenas um, porém as estratégias podem variar bastantes, como vendas no perpétuo, afiliados, lançamentos, etc.

Por esses mal-entendidos de linguagens no mercado digital, existem conhecimentos que são fundamentais para uma boa e consciente postura do empreendedorismo on-line que vou te fornecer agora.

Não se engane com os cifrões! Todo mundo que se encanta com o digital começou assitindo alguém falando dos seus resultados, mostrando o antes e o depois e muitas vezes mostrando até suas contas bancárias, porém existe muita diferença entre faturamento e lucro líquido. Na famosa “febre do 6 digítos” no digital, são poucos que falam de fato o quanto foi necessário investir e quanto tempo levou  para ser atingido esse resultado.

Realmente o marketing digital tem um poder surreal de alavancagem de negócios, números mirabolantes de negócios simples rolam por aqui, porém cada empreendedor trás consigo sua história, crenças, condições de investimentos e autoridade no seu nicho, por esse motivo não se pode medir os resultados pela régua do outro.

Nunca compare seu negócio com o de outro empreendedor digital, porque na guerra de comparações nenhuma autoestima sai ilesa. Imagine que somos todos personagens da Disney, onde todos tem um “Era uma vez…” e um “Felizes para sempre!”, porém o desenrolar de suas histórias acontecem de formas mais variadas possivéis. Entenda que todos tem um começo muito parecido de incertezas e novos começos, daí segue de acordo com sua geografia, personalidade, histórico familiar, entre outros, mas aqueles que permanecerem firmes fazendo seu trabalho de forma consistente e verdadeira, terá seu final feliz.

Nunca se sinta desanimado por ter poucos espectadore nas lives, pouco engajamento nos posts, os grandes players do mercado começaram dessa forma também. Lembrando que número de seguidores não pagam boletos, uma audiência qualificada sim, mesmo que pequena.

O mercado digital é feito de detalhes, por isso o conhecimento e estudos devem ser constantes, pois tudo evolui muito rápido por aqui. Se algum resultado no digital ainda não foi alcançado com exelência por você, é porque falta algum conhecimento específico em ação nessa direção.

Assistir lives, fazer cursos, ler livros são ótimos para adquirir conhecimentos, mas nada substitui o poder de uma mentoria, afinal mentoria é evitar os erros e ter a direção mais certa do objetivo que se pretende atingir, por alguém que já trilhou o mesmo caminho, uma mentoria no digital pode torna seu resultado de cinco anos em apenas um.

É preciso entender também que nem todo curso tem o pulo do gato, que a maioria das pessoas ficam esperando encontrar. O verdadeiro pulo do gato são as informações que não são encontradas no google, que chegam de maneira exclusivas a você por meio de um ensinamento, mas a maioria dos curso hoje são um apanhadado de informações gratuitas colocada de forma organizadas numa plataforma digital.

O marketing digital ele se desenvolve em 3 bases, sendo elas: tráfego, oferta e produto. 

O trafégo tráz as pessoas que são futuros clientes, para isso é necessário uma estratégia de atração. O mais importante do tráfego não é a quantidade das pessoas atraidas, mas a qualidades deles, ou seja, o tráfego precisa alcançar o seu público alvo onde está seu potencial cliente. 

A oferta convence as pessoas que você tem a solução que ela precisa, que seu serviço ou produto é capaz de sanar a dor ou desejo anseado por ela.

O produto é o que de fato você vai entregar, com base na sua oferta. O ideal é sempre surpreender seu cliente com uma entrega que vai além do esperado, nunca a menos do que foi prometido na oferta.

Entenda seu momento e qual é o mais importante para você, dinheiro ou audiência? Se você está começando no marketing o mais importante para ser alcançado primeiro por você é uma audiência qualificada, pois ela vai te gerar autoridade e quando isso acontecer, você começa a investir seu dinheiro em tráfego para atrair mais pessoas para conhecer você ou seu produto/serviço.

Se for usar alguma frase em destaque eu indico que seja essa: Imagine que somos todos personagens da Disney, onde todos tem um “Era uma vez…” e um “Felizes para sempre!”, porém o desenrolar de suas histórias acontecem de formas mais variadas possivéis.