Cabelos cacheados Tudo que você precisa saber!
Por muito tempo, era comum que as donas de cabelos cacheados passassem por diversos procedimentos para alisar os seus fios, pois o padrão estético ”aceitável” era o cabelo liso. Porém, hoje em dia isso não é mais verdade. Cada vez menos pessoas tem tentado esconder os seus cachinhos, e isso é incrível!
O cabelo cacheado vem em diversas formas e texturas que merecem ser mostradas e celebradas.
É bem legal você conhecer a sua curvatura, porque isso te ajuda a cuidar certinho do cabelo, com os produtos certos.
Para cuidar melhor deles, você precisa entender o formato dos fios.
Onduladas, cacheadas e crespas também possuem diferentes curvaturas e entendê-las é fundamental para escolher os produtos certos. Basicamente, fios 2 correspondem aos fios com ondas. O 3 são os cachos e o 4, os crespos. Calma que é fácil. Então, vamos lá?!
2A – Pouca de definição. Os fios são quase lisos e geralmente sem volume.2B – Ondulações soltas e mais abertas.
2C – Os cachos já são visíveis. As ondas, mais acentuadas e muito parecidas com o formato de um ‘S’.
3A – Cachos definidos e levemente mais volumosos.
3B – Aqui, o formato em ‘S’ começa a fechar e a se definir cada vez mais. As pontas costumam ser mais secas e raiz mais oleosa.
3C – O ‘S’ se torna uma espiral bem acentuada, se aproximando do formato em “Z”, bem fechadinho.
4A – Entramos na categoria das crespas. Os fios são fechados e, se você reparar, quando estão molhados eles continuam cacheados, ma, a definição diminui.
4B – São as famosas – e amadas – molinhas, mas não totalmente definidas. O fio é mais denso e um pouco frágil.
4C – Crespíssimos à vista! O fio é bem denso, super fechado e estreito, quase imperceptível.
Entender a importância dessa tabela é fundamental. Afinal, como cuidar de um cabelo que nem se conhece? Fica difícil, né? Por isso, pare em frente ao espelho, observe e sinta seus cachos. Qual desses tipos ele se encaixa?

Cabelos cacheados necessitam de uma rotina de cuidados redobrados. E tudo começa pela lavagem!! Lavar corretamente os fios!!
Evitar usar água muito quente, que abre a cutícula e resseca o cabelo, Utilizar um shampoo adequado para cabelos cacheados, de preferência sem sal.
Colocar mais shampoo na raiz dos fios do que nos comprimentos e pontas, pois a oleosidade concentra-se no couro cabeludo.
Os cabelos cacheados são perfeitos e merecem ser valorizados com a mesma intensidade que qualquer outro tipo de cabelo. Amar, cuidar e ter orgulho dos seus cachos é muito mais que uma vaidade, é empoeiramento e aceitação.