A pandemia é um evento traumático, principalmente para quem perdeu entes queridos e ficou internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).


De acordo com várias pesquisas, essas pessoas tem uma chance significativa de desenvolver sinais de ansiedade, depressão e possivelmente o transtorno do estresse pós-traumático (TEPT) devido a experiência traumática extrema, relacionada ao risco de vida do próprio indivíduo ou de outros próximos. É caracterizado entre outros também pelo aparecimento de comportamentos que causam incapacidade ao indivíduo, afetando assim vários pilares de sua vida, desde relacionamentos interpessoais e sociais, trabalho e até no que se refere a seguir com sonhos e realização de metas e objetivos.


Sendo assim, todas as experiências que vivemos, tudo que vimos, ouvimos e sentimos, repetidamente ou por um curto período, porém sobre forte impacto emocional, tende a instalar algumas crenças limitantes, como por exemplo: “A crença de que sonhar é bobagem, porque poderemos morrer logo, logo”. Causando assim uma paralização diante da própria vida!


Mas temos a capacidade de usar as nossas memórias para ressignificar traumas.


Todos nós, em algum momento estamos propensos a passar por algum impacto negativo e isso acaba nos deixando marcas. Não temos o controle pleno e absoluto do que vamos viver e nem sabemos quando surgirão novos eventos, mas podemos decidir a forma de como vamos ‘conduzir em nossas mentes, promovendo uma mudança através de nossas memórias.


Memórias são imagens mentais, que geram sentimentos e os mesmos geram comportamentos que por consequência impactam em nossas ações, moldando assim a nossa realidade.


Uma das maneiras de retomar com os sonhos, metas e objetivos para seguir pós pandemia é ressignificar os traumas!
Todo acontecimento e período de adversidade é uma oportunidade de aprender com a vida, mesmo que seja desafiador avançar frente a tantos sentimentos limitantes, precisamos lidar com os acontecimentos e se quisermos, podemos ressignificar.

Como ressignificar?
Ressignificar é a habilidade que você tem de olhar o evento por uma nova lente. Seria perceber por um novo ângulo e buscar dar um novo sentido aos acontecimentos.
Trazer um pouco de simplicidade aos fatos, porque na maioria das vezes com o desalinhamento emocional temos a tendência de potenciar o lado negativo dos fatos. Em resumo, significado é um filtro pelo qual enxergamos, de acordo com nossas crenças e configuração emocional.
O segredo é: “Mudamos o filtro, mudamos o significado”.
Quando você muda o significado ocorre uma transformação. E é neste ponto que muda a sua forma de sentir e o acontecimento passa de negativo para positivo, porque você busca algo de bom neste acontecimento. Um aprendizado por exemplo ou a gratidão por algo produzido por este evento ou período.
Agora ao invés do incomodo você passará a encara-lo com equilíbrio emocional, você não estará anulando sua dor, você a acolhe e simplesmente dará um novo sentido.

Para ressignificar memórias negativas é preciso se ouvir. Quando estiver diante de um turbilhão de emoções, pare, respire, pense no seu estado desejado e retome seus objetivos!
Tenha visão de futuro, abra as janelas de sua alma e não desista de seus sonhos!