Dr. Rafael Favatto
O médico e deputado estadual Dr. Rafael Favatto recebeu a Revista Voix no seu gabinete logo após o evento que premiou os mais renomados profissionais da beleza capixaba no Espírito Santo. Ele conversou com a gente sobre a vida pessoal, profissional e parlamentar, e disse que “se sentiu lisonjeado em ter sido o parlamentar escolhido para ser o padrinho dessa categoria na Assembleia Legislativa por saber a importância desse profissional para o mercado feminino e principalmente, para a economia capixaba. Confira a nossa conversa e a gente espera que, a partir de agora, vocês possam conhecer um pouco da história desse homem que escolheu a causa das mulheres como sua profissão.
“Cuidar de gente é a coisa mais importante que existe. Para mim é o que dá sentido à minha existência”. Esse a frase que o doutor Rafael Favatto gosta de usar sempre que precisa falar sobre o que o defini. Por isso começamos essa matéria com ele assim.
Rafael Favatto é médico, é casado e pai de três filhos. Cresceu no bairro Paul, em Vila Velha, onde morou por muitos anos. Começou a trabalhar novo na farmácia da família, cursou medicina com muito esforço e dedicação, pois com o falecimento do seu pai ele teve que ser o “homem da casa”, cuidando a mãe e das duas irmãs.

Rafael escolheu a medicina porque ele acredita que ninguém pode cuidar do outro se com ele não se comunica, por isso, como médico, ele se especializou em se comunicar para CUIDAR. Ser ginecologista e obstetra, é a profissão que lhe permite tratar de gente, não como um número, mas como seres especiais – mães – que carregam dentro de si a semente para um mundo melhor.
Rafael aprendeu que a essência humana se encontra no cuidado, onde identificamos os valores e atitudes mais profundas que fazem da vida o lugar da generosidade e da compaixão. Se o mundo é o lugar do sofrimento e da dor, também é do Cuidado e da Esperança.

E pensando e querendo fazer sempre mais pelos capixabas, Rafael ingressou na vida pública com o objetivo de legislar em favor do bem-viver da sociedade capixaba e em sua primeira disputa eleitoral como vereador de Vila Velha, em 2004, foi o 3º vereador mais votado. O reconhecimento na Câmara de Vila Velha lhe deu uma grande votação, pois dois anos após o conduziu para a Assembleia Legislativa como Deputado Estadual. Rafael foi vice-prefeito de Vila Velha e hoje está no segundo mandato de deputado estadual seguido.
Na Assembleia Legislativa, Rafael trabalha colocando os capixabas com prioridades, nas áreas de saúde, agricultura, esporte, meio ambiente e assistência social, com a certeza de que cada um de nós veio ao mundo com um compromisso. E Rafael veio para servir, “combater o bom combate” porque ele gosta de ser útil e cuidar das pessoas sempre foi o seu foco.
“Ver e viver numa sociedade organizada em torno de valores a partir do cuidado dispensado a todos, principalmente com aqueles que são culturalmente diferentes, com os penalizados pela natureza ou pela história, é um sonho que venho materializando pelo trabalho. Um sonho que eu acredito que não é só meu, mas também dos capixabas”, ressalta ele.
Como deputado, leis que permitem concedem 06 meses de licença maternidade para as funcionárias públicas, doação de absorventes para as meninas da rede estadual de ensino, instalação de placas com conteúdos motivacionais e de autoajuda em favor da vida na 3ª ponte, são de sua autoria.
Favatto é presidente da comissão de meio ambiente e são de sua autoria leis como as que multam as pessoas por mal tratos aos animais, que obrigada coleta seletiva de óleos de origem animal e vegetal e que muda a forma como as sacolas plásticas passaram a ser distribuídas nos mercados e supermercados em todo o Estado.
Outro importante debate que Favatto criou e presidiu foi na CPI do Pó Preto, que mostrou e provou que o ar da Grande Vitória estava sendo poluído por materiais particulados que prejudicam à saúde dos capixabas e que obrigou as empresas poluídoras a se adequarem e investirem em processos para que esse “pó preto” não seja eliminado em grandes quantidades no ar. “Foram meses de audiência, encontros e visitas técnicas para que, ao final da CPI a gente determinasse, junto com o Ministério Público, algumas soluções de adequação das empresas para que o pó preto não pudesse ser mais eliminado de qualquer forma ou sem nenhuma responsabilidade por elas. Até hoje, fruto desse trabalho, visitamos as empresas e estamos vigiando de perto as melhorias que elas estão realizando para que o tão sonhado pó preto não seja mais tão prejudicial à saúde dos capixabas e a meio ambiente”, afirma.

Como Deputado Estadual, ele já levou mais de R$ 5 milhões para todos os municípios capixabas em benfeitorias nas suas áreas de atuação que ajudou a melhorar a qualidade de vida de muitos capixabas.
Como médico, Rafael já realizou mais de 20 mil partos em 22 anos de formação ginecologista/obstetra.
Além de pai de família, médico e deputado estadual, Rafael é aventureiro e adora esportes radicais e é amante de viagens. Adora conhecer lugar e culturas diferentes com a sua família. “Em uma dessas viagens, comi escorpião. Quando eu viajo eu gosto de vivenciar o local, de conhecer os lugares que o nativo frequenta, conhecer o que eles comem, a sua cultura. O escorpião era vendido assado em palito, inteiro e me lembro muito bem da cara de espanto da minha filha quando ela me viu comendo. Foi engraçado e um momento para guardar na memória para sempre”, conta ele.
Esse é o Rafael Favatto. Um cara que é gente como a gente. Que cuida da família, trabalha, viaja, cuida do povo capixaba e do meio ambiente.