Priscila Nunes de Souza Pitt, é Biomédica, doutora em acupuntura e medicina tradicional chinesa pela World Federation of Acupuncture-moxibustion societies (WFAS) em Beijing, entre outras especialidades:

  • Massoterapeuta formada pela Escola Oriental de Massagem e Acupuntura de São Paulo.
  • Quiropata formada pela Escola Oriental de Massagem e Acupuntura de São Paulo.
  • Naturopata e fitoterapeuta formada pelo instituto CAYCE de Campinas.
  • Terapeuta floral formada pelo Instituto Bach.
  • Reiki Master formada pela Federação Brasileira de Reiki.
  • Professora de Meditação Formada pela Sociedade Taoísta do Brasil e UNIFESP (Universidade Federal de Medicina de São Paulo).
  • Consultora de alimentação consciente formada pela Escola Pura Vida e Instituto de macrobiótica de Portugal.

Há 24 anos trabalha com medicina integrativa em consultório particular, aulas de meditação para grupos e qualidade de vida para funcionários de empresas como TV Globo, Nestlé, Coca-Cola, Microsoft e 4×4 multitrabalhos.

https://www.revistavoix.com/wp-content/uploads/2022/03/logo.png - Priscila Pitt - Medicina integrativa. A medicina da prevenção e longevidade! -

Florais de Bach
Uma ferramenta da medicina integrativa para o equilíbrio das emoções

Medicina integrativa é o nome que se dá a um conjunto de técnicas terapêuticas que visam tratar as pessoas como um todo. A nossa saúde mental, emocional e física estão interligadas, uma influencia na outra e não existe maneira de ter uma saúde completa e verdadeira sem todas estas partes estarem em equilíbrio.

O terapeuta integrativo tem a função de avaliar e perceber as áreas que estão desequilibradas da sua saúde, e oferecer soluções para o tratamento e harmonização disto.

Eu sempre tive uma verdadeira paixão pelo Ser Humano, sua anatomia, fisiologia, o funcionamento comportamental de cada um. Sempre me questionei porque as pessoas adoeciam, o que poderia influenciar no processo da doença e da saúde. Tudo isto é tão mágico, tão lindo, nós somos pequenos mundos cheios de vida e força de existência e isto tem que ser cuidado com muito carinho.

Até os meus 12 anos estava convencida que eu faria faculdade de medicina ou artes plásticas, mas depois de começar a treinar Aikidô, aos 11 anos, e ao longo de 11 anos seguidos, tive a certeza que queria seguir algo que estivesse mais ligado com o que eu acreditava sobre a verdadeira saúde. Tudo é energia, isto o Aikidô me ensinou desde cedo, e tbm a física, a biologia, nada existe sem a ação energética.

E por conta de tudo isto que fui percebendo ao longo da minha jornada, desisti de fazer a faculdade de medicina tradicional e me aprofundei na medicina chinesa e acupuntura, taoismo, meditação, reiki, massoterapia, florais de Bach, naturopatia e alimentação consciente, e mais a minha forte base de Biomedicina da faculdade.

https://www.revistavoix.com/wp-content/uploads/2022/03/logo.png - Priscila Pitt - Medicina integrativa. A medicina da prevenção e longevidade! -

Abracei a medicina integrativa como minha maior paixão, ao longo destes 24 anos de trabalho, eu tenho o privilégio de fazer todos os dias da minha vida o que mais amo: cuidar das pessoas e ensina-las a olhar para si mesmas e se conhecer, seu corpo, suas emoções, sua mente e tirar o foco da doença, e mudar este para saúde.

Então neste primeiro papo com vocês hoje, vim falar de florais de Bach!

Os Florais de Bach são essências extraidas das flores que tratam 38 estados emocionais. Quem pesquisou e os desenvolveu foi o Dr. Edward Bach, médico e homeopata inglês, que depois de viver muito da medicina ortodoxa percebeu que queria tentar trazer para as pessoas um medicina que não causasse dor e fosse além do físico.

Os primeiros anos de carreira do Dr. Bach foram ao mesmo tempo convencionais e bem sucedidos. Em 1912 diplomou-se pelo University College Hospital (UCH), onde se tornou médico encarregado das urgências (Casualty Medical Officer) em 1913, ainda nesse ano, tornou-se cirurgião de urgências (Casualty House Surgeon) no National Temperance Hospital.

Uma doença, em 1913, levou-o a desistir do posto de cirurgião do Pronto-Socorro. Quando se recuperou, abriu um consultório em Harley Street. Então interessou-se pela escola da imunidade e assumiu um posto como bacteriologista assistente, e trabalhou produzindo várias vacinas e se aprofundando na homeopatia.

https://www.revistavoix.com/wp-content/uploads/2022/03/logo.png - Priscila Pitt - Medicina integrativa. A medicina da prevenção e longevidade! -

Em 1914, ele ficou novamente muito doente, gravemente, e teve que passar por uma cirurgia que o salvou. Após meses de recuperação, sem a loucura da pressão do trabalho ele percebeu que o trouxe de volta a vida foi o seu proposito de vida.

Em sua infância ele passou por situações emocionais que tinham completa ligação como seu estado de saúde física e sempre observou e estudou muito cada paciente mas quando os tratava via que o tratamento muitas vezes não tinha o resultado esperado, concluindo que os estado emocional daquela pessoa também influenciava muito na sua doença.

E assim, se dedicou uma vida inteira a estudar a natureza, as plantas, as flores, os seus efeitos como remédios, descobria um novo floral e testava nele e em seus pacientes e foi vendo o incrível resultado disto em seus tratamentos.

Em 1930, escreveu a obra “Cura-te a ti mesmo”, onde sua maior mensagem era de que a doença física resulta de um conflito com os nossos desígnios espirituais (que não tem relação alguma com religião e sim com proposito de vida e existência). Este livro foi publicado em 1931 e continua a ser reeditado desde então.

Em 1934, mudou-se para Mount Vernon(Oxford Shire), onde criou o Bach Centre que existe até hoje e continua seu trabalho na produção dos florais para o mundo.

https://www.revistavoix.com/wp-content/uploads/2022/03/logo.png - Priscila Pitt - Medicina integrativa. A medicina da prevenção e longevidade! -

Estas 38 essências foram divididas por ele em grupos emocionais, que são:
  • Grupo do medo: Mimulus, rock rose, cherry plum, aspen e red chestnut.
  • Grupo de incerteza e insegurança: Cerato, scleranthus, gentian, gorse, hornbeam e wild oat.
  • Grupo de falta de interesse pelo presente: Clematis, honeysuckle, wild rose, olive, white chestnut, chestnut bud e mustard.
  • Grupo da solidão: Water violet, impatiens e heather.
  • Grupo de hipersensíveis a influências e ideias externas: agrimony, centaury, walnut e holly.
  • Grupo do desespero: Larch, pine, elm, sweet chestnut, star of bethlehem, willow, oak e crab apple.
  • Grupo do cuidado excessivo com os outros: Chicory, vervain, vine, beech e rock water.
  • Rescue: Floral da emergência (fórmula que inclui clematis, star of bethlehem, cherry plum, impatiens e rock rose).

Quais as pessoas que podem tomar os florais?

Todos, crianças, adultos, idosos e também animais.

Existe alguma contra indicação?

Nenhuma, até as gravidas podem tomar sem medo.

Terapeuta floral

O papel do terapeuta floral é identificar os estados emocionais desequilibrados que vieram ã tona atualmente e a partir disto, indicar a melhor mistura de florais para a sua situação. Ao longo do tratamento, estes estados vão se alterando, e precisam de acompanhamento do profissional qualificado. Convido vocês a experimentarem esta maravilha vinda da natureza para auxiliar a sua saúde emocional e mental!


Instagram: @dra.priscilanspitt