Simone Bello – Saúde e qualidade de vida através da bariátrica!
Você sabia que você não precisa ter obesidade mórbida ou extrema para fazer a sua bariátrica? Aquelas histórias e programas de televisão são reais sim, porém graças à tecnologia e modernidade, hoje você não precisa mais esperar chegar a tantos quilos para emagrecer através da cirurgia bariátrica!

Como saber se eu posso operar?
Temos alguns fatores que te levam a ser qualificado para a cirurgia! Por exemplo, hipertensão, fígado gordo, diabetes tipo 2, dentre outros, além do IMC ou BMI acima ou igual a 30!
Quando considerar o procedimento cirúrgico?
Bom, para iniciarmos, quero ensinar vocês a medirem o seu IMC ou BMI! Hoje existem vários sites na internet, que você pode fazer do conforto da sua casa a checagem, mas se surgirem dúvidas, podem entrar em contato conosco, que iremos avaliar!
No Google, procure por: Checando IMC ou checando BMI!
Preencha os campos mandatários com: peso, altura e idade!
Tendo seu resultado se for acima ou igual a 30! Você já é um candidato à bariátrica!
Caso seu número seja entre 28 e 30, recomendamos que entre em contato conosco para mais informações! Passou de 30? Com certeza, é hora de pensar no procedimento!
Como é o procedimento e quais são?
Quando falamos em cirurgia bariátrica, logo nos remete àqueles programas de televisão em que as pessoas mal conseguem andar! Fato é que a pessoa neste nível de obesidade fica impossibilitada de fazer a cirurgia! A cirurgia é feita através do abdômen (barriga), no qual são feitos 4 ou 5 furos (varia de cada médico). Estes furos são em média de 2 a 5cm para que o processo ocorra todo através de vídeo! A cirurgia leva em torno de 50 minutos para o Sleeve gástrico , e 1:30h para os casos de Bypass!
Qual a diferença entre Sleeve e Bypass?
Dentro da palavra bariátrica existem 4 tipos de cirurgias!
Sendo elas:
1 – Manga gástrica ou anel gástrico (deve ser retirado no prazo máximo de 1 ano)!
2 – Sleeve (ou vertical).
3 – Bypass metabólico (usado para diabéticos).
4 – Bypass biliopancreático.

1- Manga gástrica ou anel gástrico.
Como funciona?
Tem ação totalmente restritiva! Uma pequena quantidade de alimento já será suficiente para desencadear o reflexo da saciedade.
Desvantagens
Por não ter componente disabsortivo, apresenta índice de emagrecimento inferior ao das outras operações e não tem bom resultado em pessoas que consomem muito doce, alimentação liquidificada e que comem muitas vezes por dia. Estimativa de emagrecimento de 20 a 25% do peso.
Riscos mais comuns
Pelo atrito entre a banda e o estômago, pode ocorrer mudança de posição do anel (deslizamento) ou ruptura da parede do estômago (erosão e migração). Estas complicações são mais frequentes nos pacientes que vomitam muito e, quando ocorrem, resultam em reoperação ou até mesmo remoção da banda. Também pode ocorrer infecção com rejeição do anel. Por se tratar de prótese, pode ocorrer desgaste do material e perda de efetividade com vazamento do líquido, por vezes necessitando troca da banda.
2 – O Sleeve gástrico é a famosa banana!
Isso mesmo, o estômago fica no formato de uma banana, na qual um médico experiente retira entre 60 e 80 % do tamanho do estômago, sem mexer no intestino, sem mudar o curso natural do corpo ou sistema gástrico! Existe no topo direito do estômago uma parte responsável pelo hormônio chamado grelina!
O que é grelina, e quais são suas funções?
- Estimular o apetite, aumentando a ingestão de alimentos.
- Aumentar a gordura corporal, pois aumenta o armazenamento de gordura e diminui o uso e a quebra de gordura.
- Atuar na liberação do GH, um hormônio responsável pelo crescimento e que favorece a formação de músculos.
- Estimular os movimentos naturais do intestino, ajudando na prevenção da prisão de ventre.
- Facilitar a liberação de ácidos gástricos, melhorando a digestão.
- Inibir a liberação de insulina, aumentando os níveis de glicose no sangue.
Sendo assim, quando reduzimos a quantidade deste hormônio, grelina, também reduzimos a fome e a ansiedade! É a grelina também a responsável por mandar a mensagem ao seu cérebro, quando está com fome!
3 – Bypass metabólico.
A cirurgia metabólica consiste em um procedimento cirúrgico no trato gastrointestinal, onde o principal objetivo é tratar a diabete, e como consequência, a obesidade também está muito associada. Vale a pena lembrar que somente pessoas com diabetes tipo 2 podem fazer o procedimento! Nessa cirurgia, o paciente passa por uma mudança no aparelho digestivo, semelhante ao bypass gástrico, o que promove alterações na produção de hormônios gastrointestinais, que passam a regular melhor a diabetes.
Essa cirurgia metabólica é destinada a pacientes que têm diabetes tipo 2 de difícil controle (uso de vários medicamentos e até doses de insulina elevadas) e IMC (Índice de Massa Corporal) maior do que 30, caracterizando obesidade. Para fazer a cirurgia, eles precisam estar em tratamento e não ter sucesso com o controle da glicemia mesmo em uso regular dos medicamentos.
Através da cirurgia metabólica, é possível controlar alguns tipos de doenças além da diabetes, como a obesidade, hipertensão, colesterol alto e esteatose hepática.
Principais dúvidas sobre essa cirurgia: Possui o mesmo objetivo da cirurgia bariátrica?
Mesmo que alguns procedimentos sejam realizados a partir da mesma técnica de cirurgia, os objetivos da cirurgia metabólica e da cirurgia bariátrica são diferentes. Enquanto a cirurgia bariátrica possui foco na perda de peso, a cirurgia metabólica objetiva o controle da diabetes. Além disso, a cirurgia metabólica também acaba contribuindo para o emagrecimento dos pacientes, melhorando a alimentação e o estilo de vida.
Todas as pessoas acima do peso podem fazer? Para que o paciente possa fazer a cirurgia metabólica, não basta apenas estar acima do peso, mas ter diabetes tipo 2, IMC entre 30 e 34,9, ser maior de 30 anos e menor do que 70, ter diabetes há menos de 10 anos, ter tentado outros tipos de tratamentos, mas não ter obtido sucesso e não ter contraindicações à cirurgia.
4 – Bypass Biliopancreático.
A derivação biliopancreática é uma técnica muito parecida com o método Bypass. A diferença, no entanto, é que o procedimento mantém o estômago maior e encurta o intestino.
No método, também é utilizada a técnica de grampeamento, reduzindo o estômago e fazendo um desvio no intestino. Esse desvio faz com que o alimento faça um caminho e só encontre os sucos digestivos no final do intestino delgado. Com isso, ocorre uma diminuição na absorção de calorias e nutrientes, principalmente proteínas e gorduras.
Essa técnica permite uma maior ingestão de alimentos, reduz a intolerância alimentar e ainda promove maior perda de peso. Além disso, o paciente pode manter uma dieta bem parecida com a que seguia antes de realizar o procedimento. No entanto, por se tratar de uma cirurgia disabsortiva, a quantidade e qualidade da alimentação devem ser mantidas.
Assim, é possível evitar problemas nutricionais. Além disso, esse procedimento pode causar maior deficiência de proteínas e vitaminas a longo prazo. Por isso, é fundamental realizar o acompanhamento com profissionais e seguir todas as recomendações médicas. Vale a pena lembrar que pacientes que se submetem ao bypass devem fazer regularmente a reposição de vitaminas injetáveis e oral!
A cirurgia é segura?
Sim! Desde que você procure um bom médico, especializado e com experiência na área! Para que sua cirurgia seja um sucesso, e não um pesadelo!
Vou compartilhar com vocês nossa paciente Alessandra Vieira, de 47 anos! Operou em março de 2023! Hoje, com 35kg eliminados, ela fez Sleeve gástrico!
Sofria com dores na coluna, enxaqueca severa , hipertensão, fígado gordo, ansiedade e fadiga! Hoje, sem problemas algum, esbanja qualidade de vida, saúde e disposição! Além do prazer de olhar no espelho e enxergar um novo corpo, também uma nova mulher!


E para você que sonha em realizar sua cirurgia, mas não tem coragem ou falta aquele dinheiro, fale conosco! Trabalhamos na Turquia, em Istambul! Temos planos de pagamento que cabem no seu bolso e os melhores preços!
Simone, mas por que na Turquia? É seguro?
Na Turquia, porque a moeda do país é inferior ao Euro, Libras ou Dólar! Sendo assim, os custos de hospedagem, hospitalares e de funcionários também são menores! Por isso, operamos lá, para que possamos fornecer um pacote completo com um custo menor.
Nossos pacotes incluem desde táxi ida e volta, exames pré-operatórios, cirurgia, acompanhante, medicamentos e muito mais!
Tá esperando o quê?
Quando te perguntarem o que tomou para emagrecer! Você, com orgulho, dirá! Tomei a atitude de realizar a minha cirurgia bariátrica com a SBB enterprise!
Por: Revista VOIX
Redes Sociais & Contato: