O primeiro passo para a autogestão emocional é ser consciente de suas emoções. Pratique a autoconsciência, observando suas emoções à medida que surgem. Pergunte a si mesmo: “O que estou sentindo?”. Registre suas emoções, sejam elas agradáveis ou não, dando atenção especial à intensidade.

Os pensamentos

A avaliação dos pensamentos relacionados às emoções é um componente importante da autogestão emocional, muitas vezes associada à Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) e outras abordagens terapêuticas. A ideia é examinar e questionar os pensamentos que acompanham as emoções, especialmente aqueles que podem ser irracionais ou específicos.

Reconheça os pensamentos que surgem automaticamente em resposta a uma emoção. Por exemplo: quando você se sente ansioso, quais são os pensamentos que surgem à sua mente?

https://www.revistavoix.com/wp-content/uploads/2022/03/logo.png - A importância da autogestão emocional -

Distorções cognitivas

As distorções cognitivas são erros sistemáticos de pensamentos que muitas vezes estão enraizados em interpretações distorcidas e irracionais da realidade. Esses padrões de pensamentos tendem a contribuir para a negatividade, emoções desconfortáveis e comportamentos não saudáveis, um exemplo de distorção cognitiva muito comum é a Generalização Excessiva, que envolve tirar conclusões amplas e negativas com base em eventos ou evidências limitadas. Por exemplo, acreditar que uma única informação pode ocasionar um caos ou que um único fato isolado faça você se sentir um fracasso total.

https://www.revistavoix.com/wp-content/uploads/2022/03/logo.png - A importância da autogestão emocional -

Utilize estratégias práticas para lidar com distorções cognitivas:

1. Identificação Das Distorções Cognitivas

Desenvolva a habilidade de reflexão quando está ocorrendo uma distorção cognitiva.

2. Questionamento Ativo

Desafie pensamentos automáticos negativos. Pergunte a si mesmo se há evidências que sustentam esses pensamentos e considere alternativas mais equilibradas e realistas.

3.Prática Da Atenção Plena

Aprenda a estar presente no momento sem julgamento. Uma atenção plena pode ajudar a interromper padrões automáticos de pensamento e fornecer clareza mental.

4.Autoafirmações Positivas

Desenvolva afirmações positivas e realistas sobre VOCÊ e sobre as situações. Repita essas afirmações regularmente para desenvolver uma reflexão mais positiva.

5.Reenquadramento Cognitivo

Aborde os desafios com uma perspectiva diferente. Se pergunte: existe outra maneira de ver essa situação?

6.Diário Da Gratidão

Regularmente, anote coisas pelas quais você é grato. Isso ajuda a cultivar uma mentalidade positiva e a mudar o foco para aspectos positivos da vida.

7. Celebre as Conquistas

Celebrar conquistas é fundamental para a saúde emocional por vários motivos. Essa prática não se limita apenas a grandes realizações, mas também engloba os sucessos, melhorias e progressos ao longo do caminho. Aqui estão algumas razões pelas quais celebrar conquistas são importantes para a saúde emocional:

    • Reforça a autoestima: celebrar conquistas contribui para a construção da autoestima. Reconhecer e valorizar seus sucessos aumenta a percepção positiva que você tem de si.
    • Motivação e reforço positivo: o reconhecimento positivo das conquistas atua como reforço, motivando a reprodução de comportamentos positivos e a busca por metas mais desafiadoras.
    https://www.revistavoix.com/wp-content/uploads/2022/03/logo.png - A importância da autogestão emocional -

    Questione suas crenças limitantes

    Questionar crenças limitantes é uma etapa crucial para desafiá-las e criar espaço para perspectivas mais positivas e construtivas.
    Após identificar a crença, faça estes questionamentos:

    • Este pensamento representa uma verdade?
    • Esta perspectiva me auxilia na conquista dos meus objetivos?
    • Quais benefícios obtenho ao adotar este pensamento?
    • Isso é uma interpretação ou um fato?
    • De onde adquiri esse modo de pensar?
    • Quais são as perdas associadas a esse modo de pensar?
    • Contra o que esse pensamento me oferece proteção?
    https://www.revistavoix.com/wp-content/uploads/2022/03/logo.png - A importância da autogestão emocional -

    Transforme suas crenças limitantes em fortalecedoras!

    A Programação Neurolinguística (PNL) é uma abordagem que explora a relação entre pensamentos, linguagem e padrões comportamentais teve sua origem nos anos 1970.

    Os criadores da PNL buscavam entender padrões de linguagem e comportamento que contribuíam para o sucesso terapêutico. Richard Bandler e John Grinder procuraram identificar os elementos específicos que levavam ao sucesso terapêutico e, posteriormente, modelaram esses padrões para criar uma abordagem prática e aplicável em
    diferentes contextos.
    Formular crenças fortalecedoras envolve criar afirmações positivas e construtivas que apoiem seu bem-estar emocional, mental e o alcance de seus objetivos.
    Para cada pensamento limitante identificado, transforme-o em uma declaração positiva e construtiva. Por exemplo, se a crença limitante é: “Eu sempre falho”, transforme-a em “eu aprendo com cada experiência”, seja ela um sucesso ou um desafio.