Quando os brasileiros pensam em visitar ou residir em um outro país, um dos primeiros nomes que aparecem é Portugal. Assim, o país da Península Ibérica é repleto de belezas naturais e de patrimônios culturais e arquitetônicos. Ou seja, visitar Portugal é um grande desejo de muitas pessoas.

Desse modo, Portugal é um país repleto de charme por meio das suas praias e natureza típicas do mediterrâneo. Mas não é só belezas naturais que o país tem. Há também a cultura e arquitetura do Velho Mundo com construções da época do Império e, até mesmo, períodos medievais.

No entanto, não é só pelo turismo que o país europeu chama a atenção. O mercado de trabalho brasileiro, atualmente, apresenta um alto nível de desemprego. No entanto, em alguns países no exterior esse mercado está em ascensão, como é o caso de Portugal.

Assim, Portugal é um dos países que brasileiros que querem trabalhar fora do país mais procuram. E o período atual de retomada de economia é o ideal para aqueles que buscam oportunidades de trabalho e moradia em terras portuguesas.

E isso acontece, principalmente, por conta da facilidade de ambos os países terem a mesma língua. Assim como pelas políticas portuguesas que facilitam a entrada e permanência de brasileiros que atuarão em seu mercado de trabalho.

Portanto, para quem não é poliglota e procura por uma oportunidade de trabalho em língua portuguesa, Portugal é o destino ideal.  Mas também para quem deseja apenas fazer turismo, visitar Portugal é essencial para qualquer roteiro.

Dessa maneira, conheça diversas dicas sobre como visitar Portugal, além de trabalhar nesse país europeu. Confira!

Visitar Portugal: Como funciona o turismo no país?

Para Portugal e seus habitantes, atualmente, o turismo é uma das principais áreas da economia do país. Afinal, é por meio da indústria do turismo que milhões de euros movimentam a economia do país. De modo que a porcentagem desse setor no PIB tem ultrapassado 10% nos últimos anos.

https://www.revistavoix.com/wp-content/uploads/2022/03/logo.png - Portugal, turismo e trabalho -

Assim, turistas não só da Europa, mas do mundo inteiro, conhecem Portugal pelo seu clima e suas praias. Além da famosa gastronomia, herança cultural, patrimonial e religiosa. Também, além do turismo de sol e mar, cultural e ecoturismo, há o turismo de esportes, de aventura e rural. 

Portanto, visitar Portugal não se resume a conhecer apenas Lisboa ou a cidade do Porto, mesmo que elas sejam as mais visitadas. Afinal, inúmeras outras cidades têm suas belezas e segmentos turísticos.

As praias portuguesas

Dessa forma, para os turistas que querem visitar Portugal e aproveitar as praias, as praias do Algarve são umas das melhores da Europa. Além disso, a cidade possui sua arquitetura que data do século XVI e XIX. Portanto, a dica é visitar as praias no período do verão português, de junho a agosto, em que o tempo seco e quente faz ideal visitar essas paisagens naturais.

https://www.revistavoix.com/wp-content/uploads/2022/03/logo.png - Portugal, turismo e trabalho -

Outra cidade com uma vasta beleza natural é a cidade de Setúbal, que está próxima de Lisboa. Afinal, quem busca por paisagens naturais, essa cidade tem diversas praias e a Serra da Arrábida. Além disso, a cidade também possui muitas obras arquitetônicas.

Passeios históricos

Para quem procura por passeios históricos, a recomendação é para visitar Portugal e a sua cidade de Sintra. Com recomendações para visitas no inverno europeu, entre dezembro a fevereiro, em que o frio não é tão grande, mas o tempo é chuvoso.

https://www.revistavoix.com/wp-content/uploads/2022/03/logo.png - Portugal, turismo e trabalho -

Desse modo, com esse tempo, não é recomendável visitas às praias. Sendo mais recomendável visitar destinos históricos. Assim, Sintra tem diversos palácios, castelos e quintas que se localizam entre as montanhas da cidade.

Portanto, o turista poderá conhecer não só arquiteturas medievais, mas também as montanhas e seus penhascos.

Para quem busca um pouco de tudo

O outono e primavera portugueses permitem que qualquer tipo de roteiro seja feito. Afinal, nesses meses o clima é neutro e permite todo tipo de roteiro.

Assim, recomenda-se a cidade de Peniche, pois essa cidade tem diversas praias, mas também um centro histórico.

Turismo religioso

Muitos buscam visitar Portugal por conta do seu turismo religioso. Dessa maneira, essas pessoas podem visitar o Santuário de Fátima na cidade de Fátima.

Como trabalhar em Portugal?

Para aqueles brasileiros que estão em processo de imigração, Portugal é o país escolhido por eles. No entanto, muitos ainda não sabem como funciona o processo de trabalho em Portugal, que pode ser um pouco complexo. Mas não é dificultoso.

Dessa forma, para poder trabalhar em Portugal é preciso ser um imigrante ou ter dupla nacionalidade. De modo a ser uma das nacionalidades portuguesa ou da União Europeia. Isso significa que turistas não podem trabalhar em Portugal. E nem aqueles que não possuem a documentação necessária.

Assim, os imigrantes necessitam de uma autorização de residência. Essa que permitirá que o brasileiro possa exercer uma atividade profissional. Seja por meio de um contrato ou de uma promessa de trabalho.

https://www.revistavoix.com/wp-content/uploads/2022/03/logo.png - Portugal, turismo e trabalho -

Além disso, o modelo trabalhista de Portugal é muito parecido com o brasileiro. Em que a maioria dos empregos tem 40 horas semanais que se dividem em 8 horas por dia. E isso por 5 dias. Mas há algumas regras que divergem por conta do Código de Trabalho português.

Outro fator importante para quem quer trabalhar em Portugal saber é que o salário-mínimo desse país, em 2022, é de 705€.

O que é um salário mediano, principalmente quando comparado com o salário de Luxemburgo que é de 2.275€. No entanto, esse valor de salário é suficiente para garantir qualidade de vida, com moradia, saúde, educação para os imigrantes.

Portanto, para quem se interessou em trabalhar em Portugal é necessário fazer o processo de legalização no país. E para isso, o imigrante tem que ter os seguintes documentos:

  • Passaporte válido;
  • Garantia de um emprego com, obrigatoriamente, um contrato de trabalho;
  • Visto de trabalho, Startup Visa ou Golden Visa. Mas há como trabalhar com visto de estudante, mas o SEF precisa autorizar, ou D7, para aposentados.

Turismo ou trabalho?

Portanto, quem apenas visitará Portugal precisa saber que será apenas um turista. E não há como trabalhar em Portugal com visto de turista. Ou seja, para quem tem a intenção de trabalhar no país, é preciso ter um visto de trabalho.

Pois, não se esqueça, de que quem trabalha em Portugal sem um visto de trabalho será ilegal no país. De modo a não ter nenhum benefício trabalhista e pode ser deportado pelas autoridades portuguesas.

Assim, aproveite as dicas para aproveitar ao máximo quando você for visitar Portugal. Ou para trabalhar no país ibérico.